Alguns dos meus amigos mais próximos estão sempre a brincar com o facto de eu ser um pouco conservadora no que diz respeito a questões culinárias… Pois bem, este título vem na sequência de eu sempre referir que prefiro o bacalhau à Brás com batata “verdadeira”, ou seja, dar-me ao trabalho de cortar a batata fininha, tipo palha, fritar, escorrer, etc..
Não obstante eu preferir assim, cá em casa todos preferem com a batata palha de compra, ou no meu vocabulário, “falsa”. Assim sendo, e porque dá muito, mas muito menos trabalho assim, junto o útil ao agradável (pelo menos para eles… lol) e faço… Assim:
Foto: Mónica Chagas |
Ingredientes:
- 3 postas de bacalhau (ou uma embalagem pequena, desfiado)
- 350gr de batata frita palha
- 8 ovos
- 1 tira de pimento vermelho
- 1 folha de louro
- 3 cebolas grandes
- 4 dentes de alho
- 4 colheres de sopa de leite
- Sal q.b.
- Pimenta da Jamaica q.b.
- Azeite q.b.
- Salsa picada
- Azeitonas pretas
Preparação:
Demolha-se o bacalhau, desfaz-se em pequenas lascas e seca-se bem com papel de cozinha. Num tacho largo, refogam-se as cebolas cortadas às meias luas, os alhos picados grosseiramente e a tira de pimento vermelho em pequenos pedacinhos, com o azeite (este tem de cobrir o fundo do tacho). Quando estiver tudo bem louro, juntam-se as lascas de bacalhau e deixa-se cozinhar cerca de 10 minutos.
À parte, batem-se os ovos juntamente com o leite e reserva-se. Pica-se a salsa fininha e escorrem-se as azeitonas.
Voltando ao bacalhau, sem apagar o lume, tempera-se com pimenta da Jamaica e sal, mexe-se e junta-se a batata palha, envolvendo bem. De seguida, espalham-se os ovos batidos com o leite, cobrindo todo o bacalhau e vai-se mexendo sempre para não pegar, envolvendo tudo muito bem e até os ovos ficarem com aspecto húmido mas não cru. Polvilha-se com a salsa picada e decora-se com as azeitonas.
Sem comentários:
Enviar um comentário
Obrigada pelo comentário e... Bom apetite!