terça-feira, 23 de novembro de 2010

Massada de rabo de boi

A carne de rabo de boi é das mais saborosas que comi em toda a minha vida. Pode para alguns parecer estranho, mas se experimentarem ficarão fãs deste verdadeiro manjar dos deuses…

Foto: Mónica Chagas

Ingredientes:
- 1 Rabo de boi grande

- 400gr de macarrão grande
- 1/2 litro de vinho branco
- Água q.b.
- 2 tomates pelados
- 4 colheres de sopa de polpa de tomate
- 1 folha de louro
- 1 cebola média
- 1 dente de alho
- Sal q.b.
- Pimenta da Jamaica q.b.
- Azeite q.b.
- Salsa picada q.b.

Preparação:
Quando se compra no talho (convém encomendar com alguma antecedência, pois é uma carne que normalmente só se consegue por encomenda), o rabo de boi vem já limpo de pele e partido pelas juntas. Em casa deve retirar-se toda a gordura supérflua em volta de cada pedaço e lavar-se muito bem.
Num tacho coloca-se em cru todos os ingredientes acima referidos, excepto a água, a salsa e o macarrão. Deixa-se estufar em lume brando cerca de 2 horas, mexendo de vez em quando e acrescentando pequenas porções de água sempre que o caldo secar. Tem de se ter bastante atenção, pois facilmente se pega ao fundo do tacho. Decorridas as 2 horas, confirma-se que a carne está bastante tenra (se com a ajuda de um garfo a carne se despegar facilmente do osso) e acrescenta-se 800ml de água. Quando esta estiver a ferver, acrescenta-se o macarrão, rectifica-se de sal e cozinha-se até a massa cozer, em lume médio/alto, para que o caldo engrosse. Deixa-se apurar, salpica-se com salsa picada e serve-se de imediato. Não deixem de experimentar e fico à espera dos comentários a este prato!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada pelo comentário e... Bom apetite!