domingo, 21 de novembro de 2010

Arroz de pato à minha moda

Este é daqueles pratos que quase toda a gente gosta! E por vezes quem diz não gostar, justifica com o facto de saber "demasiado" a pato... Nesta receita é retirado o excesso de gordura deixada pelo pato aquando da cozedura, o que elimina esse dito sabor tão intenso; para além disso este arroz leva uma série de ingredientes que o tradicional arroz de pato não leva. Experimentem! Não se vão arrepender...
Foto: Mónica Chagas
Ingredientes:

- 1 Pato grande
- 500gr de Arroz Carolino
- 1/2 chouriço de carne
- 2 tiras de bacon de 1 cm de espessura cada
- 1 cenoura grande
- 1 tira de pimento verde
- 1 tira de pimento vermelho
- 2 tomates pelados
- 1 folha de louro
- 2 cebolas médias
- 2 dentes de alho
- sal q.b.
- Pimenta da Jamaica q.b.
- Azeite q.b.
- 1/2 ramo de salsa
Confecção:
Lava-se o pato, retirando parte da pele, corta-se em 4 partes e leva-se a cozer bem em abundante água com uma das cebolas. Depois de cozido, desossa-se e desfia-se, reservando. À água da cozedura, tiram-se 2 conchas da gordura que ficou à superfície (que se deita fora) e coa-se a àgua, reservando.
Seguidamente faz-se um refogado com o azeite, a cebola e os dentes de alho, as tiras de pimento e a cenoura, o bacon, metade do pedaço de chouriço, tudo picado miudinho. Acrescenta-se também a folha de louro e a pitada de pimenta da Jamaica. Quando estiver tudo bem louro, acrescentam-se os tomates bem picados, deixando cozinhar mais um pouco. Acrescenta-se o arroz e deixa-se fritar mexendo sempre. Junta-se depois a água do pato, bem quente, em dobro da quantidade do arroz e deixa-se ferver. Acrescenta-se sal a gosto, o pato desfiado e o ramo de salsa atado. Deixa-se evaporar um pouco da água, durante 3 ou 4 minutos, despeja-se num pirex (ainda com caldo), dispõe-se o restante chouriço às rodelas por cima e leva-se a forno bem quente até secar.
O melhor arroz de pato do mundo... ;)))

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada pelo comentário e... Bom apetite!