domingo, 21 de novembro de 2010

Bacalhau à Gomes de Sá com feijão verde

No outro dia resolvi fazer bacalhau à Gomes de Sá. Reparei entretanto que tinha um resto de feijão verde e queria aproveitá-lo antes que se estragasse. Como sempre, pus-me a inventar... E saiu este bacalhau. Soube-me bem melhor que o tradicional. Vai uma garfada?


Foto: Mónica Chagas
Ingredientes:

- 3 postas de bacalhau
- 6 batatas médias
- 300gr de feijão verde
- 3 ovos
- 1 folha de louro
- 2 cebolas grandes
- 2 dentes de alho
- sal q.b.
- Mistura de pimentas q.b.
- Azeitonas
- Azeite q.b.
- salsa picada q.b.


Confecção:

Cozem-se as postas de bacalhau, as batatas com pele, os ovos e o feijão verde livre de fios e com um corte longitudinal. Depois de tudo cozido, desfia-se o bacalhau grosseiramente, eliminando peles e espinhas, pelam-se as batatas cortando-as em 4 e reserva-se juntamente com o feijão verde e os ovos descascados.
Num tacho largo cortam-se as cebolas às meias luas, picam-se os alhos, acrescenta-se a folha de louro, rega-se com bastante azeite e leva-se a aloirar. Quando a cebola estiver translúcida, acrescenta-se o bacalhau em lascas, seguido das batatas e por último o feijão verde, temperando com a mistura de pimentas acabadas de moer e envolvendo tudo muito bem no azeite. Despeja-se o preparado num pirex, enfeita-se com os ovos cortados em quartos  e leva-se a forno bem quente cerca de 10 minutos.
Retira-se do forno, enfeita-se com azeitonas e salsa picada e está pronto! Espero que gostem :)) 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada pelo comentário e... Bom apetite!