terça-feira, 23 de novembro de 2010

Feijoada de polvo

O feijão é um dos ingredientes mais apreciados da nossa culinária. Sempre que posso prefiro demolhar e cozer o feijão com uma cebola e um cravinho espetado e um fio de azeite. No entanto, o mais prático é sem dúvida comprá-lo já cozido, em frasco ou em lata. É vendido a preços bastante acessíveis e poupamos metade do trabalho e do tempo na cozinha. E para quem concilia trabalho e tarefas do lar, não há melhor solução. Espero que gostem J
Foto: Mónica Chagas
                    
Ingredientes:
- 1 Polvo médio
- 800gr de feijão branco cozido
- 1/4 chouriço de carne
- 3 folhas de couve lombarda
- 1/2 cenoura
- 3 colheres de sopa de polpa de tomate
- 2 colheres de sopa de vinho branco
- 1 folha de louro
- 1 cebola pequena
- 1 dente de alho
- Sal q.b.
- 1 malagueta (para quem gosta)
- Pimenta da Jamaica q.b.
- Azeite q.b.
- Salsa picada q.b.

Preparação:
Coze-se o polvo com uma cebola e um fio de azeite. Depois de cozido, corta-se aos pedaços pequenos e reserva-se. Reserva-se igualmente parte da água da cozedura.
Num tacho faz-se um refogado com a cebola, o alho, o louro, o azeite. Quando tudo alourado acrescenta-se a polpa de tomate, 2 conchas da água de cozedura do polvo e o vinho branco. Quando este caldo começar a ferver, colocam-se o chouriço às rodelas, a cenoura às rodelas e as folhas de couve partidas em pedacinhos. Deixa-se cozinhar até evaporar um pouco o caldo (cerca de 15 minutos), acrescentando-se de seguida o feijão cozido e bem escorrido. Quando estiver a ferver, tempera-se com uma pitada de pimenta da Jamaica, sal a gosto e a malagueta inteira. Deixa-se cozinhar até o caldo começar a engrossar e junta-se os pedacinhos de polvo, deixando ferver bem e apurar. No fim salpica-se com salsa picada e serve-se com arroz branco.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada pelo comentário e... Bom apetite!