terça-feira, 23 de novembro de 2010

Massada de rabo de boi

A carne de rabo de boi é das mais saborosas que comi em toda a minha vida. Pode para alguns parecer estranho, mas se experimentarem ficarão fãs deste verdadeiro manjar dos deuses…

Foto: Mónica Chagas

Ingredientes:
- 1 Rabo de boi grande

- 400gr de macarrão grande
- 1/2 litro de vinho branco
- Água q.b.
- 2 tomates pelados
- 4 colheres de sopa de polpa de tomate
- 1 folha de louro
- 1 cebola média
- 1 dente de alho
- Sal q.b.
- Pimenta da Jamaica q.b.
- Azeite q.b.
- Salsa picada q.b.

Preparação:
Quando se compra no talho (convém encomendar com alguma antecedência, pois é uma carne que normalmente só se consegue por encomenda), o rabo de boi vem já limpo de pele e partido pelas juntas. Em casa deve retirar-se toda a gordura supérflua em volta de cada pedaço e lavar-se muito bem.
Num tacho coloca-se em cru todos os ingredientes acima referidos, excepto a água, a salsa e o macarrão. Deixa-se estufar em lume brando cerca de 2 horas, mexendo de vez em quando e acrescentando pequenas porções de água sempre que o caldo secar. Tem de se ter bastante atenção, pois facilmente se pega ao fundo do tacho. Decorridas as 2 horas, confirma-se que a carne está bastante tenra (se com a ajuda de um garfo a carne se despegar facilmente do osso) e acrescenta-se 800ml de água. Quando esta estiver a ferver, acrescenta-se o macarrão, rectifica-se de sal e cozinha-se até a massa cozer, em lume médio/alto, para que o caldo engrosse. Deixa-se apurar, salpica-se com salsa picada e serve-se de imediato. Não deixem de experimentar e fico à espera dos comentários a este prato!

Feijoada de polvo

O feijão é um dos ingredientes mais apreciados da nossa culinária. Sempre que posso prefiro demolhar e cozer o feijão com uma cebola e um cravinho espetado e um fio de azeite. No entanto, o mais prático é sem dúvida comprá-lo já cozido, em frasco ou em lata. É vendido a preços bastante acessíveis e poupamos metade do trabalho e do tempo na cozinha. E para quem concilia trabalho e tarefas do lar, não há melhor solução. Espero que gostem J
Foto: Mónica Chagas
                    
Ingredientes:
- 1 Polvo médio
- 800gr de feijão branco cozido
- 1/4 chouriço de carne
- 3 folhas de couve lombarda
- 1/2 cenoura
- 3 colheres de sopa de polpa de tomate
- 2 colheres de sopa de vinho branco
- 1 folha de louro
- 1 cebola pequena
- 1 dente de alho
- Sal q.b.
- 1 malagueta (para quem gosta)
- Pimenta da Jamaica q.b.
- Azeite q.b.
- Salsa picada q.b.

Preparação:
Coze-se o polvo com uma cebola e um fio de azeite. Depois de cozido, corta-se aos pedaços pequenos e reserva-se. Reserva-se igualmente parte da água da cozedura.
Num tacho faz-se um refogado com a cebola, o alho, o louro, o azeite. Quando tudo alourado acrescenta-se a polpa de tomate, 2 conchas da água de cozedura do polvo e o vinho branco. Quando este caldo começar a ferver, colocam-se o chouriço às rodelas, a cenoura às rodelas e as folhas de couve partidas em pedacinhos. Deixa-se cozinhar até evaporar um pouco o caldo (cerca de 15 minutos), acrescentando-se de seguida o feijão cozido e bem escorrido. Quando estiver a ferver, tempera-se com uma pitada de pimenta da Jamaica, sal a gosto e a malagueta inteira. Deixa-se cozinhar até o caldo começar a engrossar e junta-se os pedacinhos de polvo, deixando ferver bem e apurar. No fim salpica-se com salsa picada e serve-se com arroz branco.

Feijoada simples

Esta feijoada é tradicional, rápida, simples de cozinhar e bastante económica.

Ingredientes:
Foto: Mónica Chagas
- 800gr de feijão manteiga cozido (ou encarnado para quem preferir)
- 1/4 de chouriço de carne
- 1/4 de chouriço mouro
- 8 pedaços pequenos de entrecosto ou entremeada
- Pedacinhos de bacon q.b.
- 4 folhas de couve lombarda
- 2 Conchas de água
- 1/2 cenoura
- 3 colheres de sopa de polpa de tomate
- 2 colheres de sopa de vinho branco
- 1 folha de louro
- 1 cebola pequena
- 1 dente de alho
- Sal q.b.
- 1 malagueta
- Pimenta da Jamaica q.b.
- Azeite q.b.
- Salsa picada q.b.

Preparação:
Num tacho faz-se um refogado com a cebola, o alho, o louro, o azeite e os pedacinhos de bacon. Quando tudo alourado frita-se entrecosto. De seguida fritam-se também os chouriços às rodelas. Acrescenta-se a polpa de tomate, 2 conchas da água e o vinho branco. Quando este caldo começar a ferver, adiciona-se a cenoura às rodelas e as folhas de couve partidas em pedaços pequenos. Deixa-se cozinhar até evaporar um pouco o caldo (cerca de 15 minutos), acrescentando-se de seguida o feijão cozido e bem escorrido. Quando estiver a ferver, tempera-se com uma pitada de pimenta da Jamaica, sal a gosto e a malagueta inteira. Deixa-se cozinhar até o caldo engrossar e apurar. No fim salpica-se com salsa picada e acompanha-se com arroz branco.

domingo, 21 de novembro de 2010

Ervilhas com ovos escalfados

Não há bom apreciador da cozinha portuguesa que não se delicie com este prato, tão simples e tão saboroso... Vejam só como ficou :-P

Foto: Mónica Chagas
Ingredientes:


- 800gr de ervilhas congeladas
- 4 ovos
- 8 pedaços pequenos de entrecosto ou entremeada
- 1/4 de chouriço mouro
- 1/2 chouriço de carne
- pedacinhos de bacon q.b.
- 1 folha de louro
- 1 cebola pequena
- 1 dente de alho
- 2 tomates pelados
- sal q.b.
- Azeite q.b.
- salsa picada q.b.


Confecção:

Faz-se um refogado com a cebola e o alho picados, a folha de louro e os pedacinhos de bacon. Quando estiver tudo alourado juntam-se os pedacinhos de entrecosto e deixa-se fritar um pouco. Acrescentam-se os chouriços às rodelas, envolvendo tudo e deixando fritar mais um pouco. Adiciona-se seguidamente os 2 tomates pelados cortados em picadinho e deixa-se cozinhar mais um pouco. Juntam-se 2 copos de água, tempera-se de sal e quando ferver juntam-se as ervilhas congeladas, deixando cozinhar cerca de 40 minutos, até as ervilhas começarem a ter um aspecto murcho. Baixa-se o lume até ao mínimo e vamos acrecentando os ovos, um a um, partindo previamente para dentro de uma tigela (para nos certificarmos que estão bons). Convém que cada ovo seja colocado no tacho com muito cuidado e separados uns dos outros. Tapa-se o tacho deixando escalfar os ovos e apurar durante cerca de 10 minutos. No fim, polvilha-se com salsa pidada e serve-se!

Bacalhau à Gomes de Sá com feijão verde

No outro dia resolvi fazer bacalhau à Gomes de Sá. Reparei entretanto que tinha um resto de feijão verde e queria aproveitá-lo antes que se estragasse. Como sempre, pus-me a inventar... E saiu este bacalhau. Soube-me bem melhor que o tradicional. Vai uma garfada?


Foto: Mónica Chagas
Ingredientes:

- 3 postas de bacalhau
- 6 batatas médias
- 300gr de feijão verde
- 3 ovos
- 1 folha de louro
- 2 cebolas grandes
- 2 dentes de alho
- sal q.b.
- Mistura de pimentas q.b.
- Azeitonas
- Azeite q.b.
- salsa picada q.b.


Confecção:

Cozem-se as postas de bacalhau, as batatas com pele, os ovos e o feijão verde livre de fios e com um corte longitudinal. Depois de tudo cozido, desfia-se o bacalhau grosseiramente, eliminando peles e espinhas, pelam-se as batatas cortando-as em 4 e reserva-se juntamente com o feijão verde e os ovos descascados.
Num tacho largo cortam-se as cebolas às meias luas, picam-se os alhos, acrescenta-se a folha de louro, rega-se com bastante azeite e leva-se a aloirar. Quando a cebola estiver translúcida, acrescenta-se o bacalhau em lascas, seguido das batatas e por último o feijão verde, temperando com a mistura de pimentas acabadas de moer e envolvendo tudo muito bem no azeite. Despeja-se o preparado num pirex, enfeita-se com os ovos cortados em quartos  e leva-se a forno bem quente cerca de 10 minutos.
Retira-se do forno, enfeita-se com azeitonas e salsa picada e está pronto! Espero que gostem :)) 

Arroz de pato à minha moda

Este é daqueles pratos que quase toda a gente gosta! E por vezes quem diz não gostar, justifica com o facto de saber "demasiado" a pato... Nesta receita é retirado o excesso de gordura deixada pelo pato aquando da cozedura, o que elimina esse dito sabor tão intenso; para além disso este arroz leva uma série de ingredientes que o tradicional arroz de pato não leva. Experimentem! Não se vão arrepender...
Foto: Mónica Chagas
Ingredientes:

- 1 Pato grande
- 500gr de Arroz Carolino
- 1/2 chouriço de carne
- 2 tiras de bacon de 1 cm de espessura cada
- 1 cenoura grande
- 1 tira de pimento verde
- 1 tira de pimento vermelho
- 2 tomates pelados
- 1 folha de louro
- 2 cebolas médias
- 2 dentes de alho
- sal q.b.
- Pimenta da Jamaica q.b.
- Azeite q.b.
- 1/2 ramo de salsa
Confecção:
Lava-se o pato, retirando parte da pele, corta-se em 4 partes e leva-se a cozer bem em abundante água com uma das cebolas. Depois de cozido, desossa-se e desfia-se, reservando. À água da cozedura, tiram-se 2 conchas da gordura que ficou à superfície (que se deita fora) e coa-se a àgua, reservando.
Seguidamente faz-se um refogado com o azeite, a cebola e os dentes de alho, as tiras de pimento e a cenoura, o bacon, metade do pedaço de chouriço, tudo picado miudinho. Acrescenta-se também a folha de louro e a pitada de pimenta da Jamaica. Quando estiver tudo bem louro, acrescentam-se os tomates bem picados, deixando cozinhar mais um pouco. Acrescenta-se o arroz e deixa-se fritar mexendo sempre. Junta-se depois a água do pato, bem quente, em dobro da quantidade do arroz e deixa-se ferver. Acrescenta-se sal a gosto, o pato desfiado e o ramo de salsa atado. Deixa-se evaporar um pouco da água, durante 3 ou 4 minutos, despeja-se num pirex (ainda com caldo), dispõe-se o restante chouriço às rodelas por cima e leva-se a forno bem quente até secar.
O melhor arroz de pato do mundo... ;)))