quinta-feira, 2 de junho de 2011

Chau min de frango

E depois de tanto prometer, finalmente venho cumprir e colocar aqui a receita de como faço o chau min de frango. Quantidade para 2 ou 3 pessoas. Bom apetite Cláudia! Bom apetite Ana! Bom apetite a todos!

Ingredientes:
Foto: Mónica Chagas
- 150gr de massa chinesa
- 2 peitos de frango
- 1 cebola pequena
- 2 tiras de pimento vermelho
- 2 tiras de pimento verde
- bróculos (4 ou 5 pequenas “árvores”)
- 1 lata pequena de rebentos de soja
- 6 cogumelos frescos
- azeite q.b.
- molho de soja q.b.
- sal q.b.
- pimenta q.b.
- sumo de limão q.b.

Preparação:
Depois de cortados em pequenos pedaços, temperam-se os peitos de frango com sal, pimenta moída na hora e um pouco de sumo de limão. Num tacho com bastante água a ferver e sal, colocam-se as massas chinesas e retira-se rapidamente do lume, deixando repousar 4 minutos, sendo que findo este tempo, mexe-se com um garfo e escorre-se bem, reservando. À parte, numa frigideira, salteiam-se os cogumelos laminados e temperados com um pouco de sal e pimenta cerca de 3 ou 4 minutos. Apaga-se o lume e reserva-se. Se preferirem também podem usar cogumelos de lata, e se assim for não necessitam saltear. Pessoalmente prefiro os frescos. Numa frigideira grande ou numa wok, salteiam-se os pedacinhos de frango num pouco de azeite e quando estiverem corados acrescentam-se a cebola cortada em meias luas, as tiras de pimento e os bróculos. Cozinha-se durante cerca de 2 minutos e acrescentam-se os rebentos de soja, os cogumelos laminados e umas gotas de molho de soja, envolvendo tudo muito bem. Rectifica-se de sal e junta-se depois a este preparado a massa chinesa bem escorrida. Envolve-se bem e serve-se. Quero deixar apenas uma nota: os tempos que apresento são uma estimativa, dado que não conto o tempo de cada passo. Importa sim salientar que neste prato os legumes (cebola, bróculos, pimentos, etc) não deverão ficar muito cozinhados. Desta forma este prato fica bastante aproximado do que comemos nos restaurantes da especialidade  :-P

quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Frango salteado com talharim e legumes

Hidratos de carbono! Desta feita em forma de massa talharim, em comunhão com legumes e peito de frango desfiado… Hmmmmmmm

Ingredientes:
Foto: Mónica Chagas
- 250gr de massa talharim
- 2 peitos de frango grandes
- 1 lata pequena de cogumelos laminados
- 1 courgette
- Couve roxa q.b.
- 1 tira de pimento vermelho
- 1 cebola pequena
- 1 dente de alho
- ¼ copo de vinho tinto
- Pimenta q.b.
- Salsa picada q.b.
- Sal q.b.
- Azeite q.b.

Preparação:
Coze-se a massa em bastante água temperada com sal e um fio de azeite (para não colarem). Quando a massa estiver cozida, escorre-se, passa-se imediatamente por água fria abundante, escorre-se novamente e reserva-se. Cozem-se igualmente os peitos de frango com um pouco de sal.
Numa frigideira larga faz-se um refogado com o azeite, a cebola, o dente de alho e as tiras de pimento. Quando este preparado estiver alourado, juntam-se os cogumelos laminados bem escorridos, a courgette cortada em cubos, a couve roxa em tiras finas, tempera-se de sal e de pimentas moídas na altura e salteia-se tudo muito bem. Acrescentam-se os peitos de frango desfiados e envolve-se tudo cerca de 2 minutos. Por fim, com o lume alto, rega-se com o vinho tinto e deixa-se evaporar
Juntam-se as massas ao preparado na frigideira e envolve-se tudo muito bem para as massas ganharem o sabor dos restantes ingredientes. Salteia-se cerca de 3 ou 4 minutos, salpica-se de salsa picada e deliciem-se!

sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Beringelas recheadas

Uma excelente entrada, rica e saudável! Podemos rechear com o que quisermos. Todos vão gostar! Nesta utilizei sobras de bolonhesa que tinha feito para um empadão. Fica excelente também com bolonhesa de soja! Aqui vai a receita:
Ingredientes:

Foto: Mónica Chagas

- 2 beringelas grandes
- 1 courgette
- 1 lata pequena de cogumelos laminados
- 1 cenoura pequena
- Tiras de couve roxa
- Bolonhesa q.b.
- Queijo ralado q.b.
- 1 cebola média
- Cebolinho q.b.
- Sal q.b.
- Pimenta q.b.
- Azeite q.b.

Preparação:
Lavam-se as beringelas, retiram-se as pontas e cortam-se longitudinalmente. Retira-se com uma colher todo o miolo, tendo o cuidado de não furar a pele das beringelas. Corta-se em pedaços pequenos o recheio das beringelas, a courgette e a cenoura depois de descascadas e lavadas e as tiras de couve roxa.
Numa frigideira faz-se um refogado com o azeite, a cebola, o cebolinho e a cenoura picadinha e logo que a cebola esteja translúcida adicionam-se todos os restantes legumes acima mencionados, deixando cozinhar até os mesmos ficarem “murchos”. Acrescentam-se de seguida os cogumelos laminados e deixam-se saltear muito bem com os restantes legumes, temperando com uma pitada de sal e mistura de pimentas (moídas na altura).
Dispõem-se as metades de beringela num pirex e distribui-se o preparado de legumes pelas 4 metades. Por cima distribui-se a bolonhesa igualmente, polvilha-se com queijo ralado (preferência mistura de 4 queijos) e vai ao forno a gratinar cerca de 30 minutos, sendo que nos 20 iniciais o pirex deverá estar coberto com papel de alumínio para que as beringelas possam ficar tenras e não tostarem demais. Enjoy it ;-)

quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Lasanha de atum e milho

Aqui vai a prometida lasanha de atum e milho! Quem gosta de lasanha vai adorar este prato. Aprendi com uma amiga há uns anos atrás. Coloquei o meu toque e aqui está! Feito com ingredientes sempre presentes em qualquer despensa, económico, rápido e fácil de cozinhar. A criançada vai comer e chorar por mais J

Foto: Mónica Chagas


Ingredientes:

- 3 latas de atum pequenas
- 1 lata de milho cozido de 300gr
- 12 folhas de lasanha
- 3 tomates pelados
- 1 tira de pimento verde
- 1 folha de louro
- 1 cebola média
- 1 dente de alho
- 500ml de molho bechamel
- 400ml de natas
- Noz moscada q.b.
- Queijo ralado q.b. (de preferência mistura de 4 queijos)
- Sal q.b.
- Pimenta da Jamaica q.b.
- Cominhos q.b.
- Azeite q.b.


Preparação:

Num tacho refoga-se a cebola, o alho e o pimento finamente picados com o azeite. Acrescentam-se os tomates também picados e a folha de louro. Cozinha-se 2 minutos e junta-se o atum previamente escorrido, envolvendo bem e temperando com uma pitada de sal, pimenta da Jamaica e os cominhos. Por fim acrescenta-se o milho já escorrido, envolvendo tudo muito bem e cozinhando por mais 2 minutos. Apaga-se o lume, retira-se a folha de louro e reserva-se.
À parte, numa taça mistura-se o bechamel, as natas e a noz moscada, envolvendo tudo muito bem.
Num pirex grande e rectangular põe-se uma camada da mistura de bechamel no fundo (cerca de 1 concha), de seguida dispõem-se 4 folhas de lasanha de forma a tapar o fundo, por cima espalha-se 1/2 do preparado de atum, 2 conchas do preparado de bechamel, repete-se esta operação mais uma vez, terminando com 4 folhas de lasanha, todo o restante bechamel por cima e bem polvilhado com queijo ralado. Vai ao forno (previamente aquecido) em lume médio cerca de 20 minutos até ficar assim: 
Antes...
Depois... Bom apetite!!!

segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Solha frita com arroz de feijão

Dos peixes bons para fritar, a solha é o meu preferido. E se for com um bom arroz de feijão, tanto melhor J É uma receita simples mas muito saborosa. Experimentem!
Ingredientes:

Foto: Mónica Chagas

- 10 postas de solha
- 250gr de arroz carolino
- 1 lata pequena de feijão encarnado cozido
- 1 tomate pelado
- 4 tiras de bacon de 0,5cm de espessura
- 1 folha de louro
- 1 cebola pequena
- 1 dente de alho
- Sal q.b.
- Azeite q.b.
- Farinha q.b.
- Óleo para fritar

Preparação:
Lavam-se bem as postas de solha e tempera-se com sal, reservando cerca de 2h.
Num tacho, refoga-se em azeite a cebola, o alho, o bacon e a folha de louro. Acrescenta-se o tomate pelado bem picado e deixa-se cozinhar cerca de 3 minutos, acrescentando-se depois o feijão bem escorrido, que se deixa cozinhar mais 3 minutos até evaporar a água. Acrescenta-se o arroz e deixa-se fritar um pouco. Adiciona-se água bem quente por forma a que fique 2 dedos acima do arroz. Logo que comece a ferver, tempera-se de sal, reduz-se o lume ao mínimo e tapa-se o tacho até cozer e evaporar todo o caldo.
À parte, coloque uma frigideira com óleo ao lume e assim que estiver bem quente, vá fritando as postas de solha previamente passadas por farinha.
Sirva tudo bem quente e acompanhado por uma salada de alface e tomate temperada com orégãos.

Lasanha de carne

Mnhammm… Quem não gosta de lasanha de carne? Para esta lasanha prefira carne de vaca (peça para picar 2 vezes) e lasanha fresca. Aqui vai.


Ingredientes:
- 750gr de carne de vaca picada
Foto: Mónica Chagas
- 12 folhas de lasanha (ou quantidade suficiente para 4 camadas)
- 3 tomates pelados
- 6 colheres de sopa de polpa de tomate
- 2,5 dl de vinho branco
- 1 folha de louro
- 1 cebola média
- 1 dente de alho
- 500ml de molho bechamel
- 400ml de natas
- Noz moscada q.b.
- Queijo ralado q.b. (de preferência mistura de 4 queijos)
- Sal q.b.
- Pimenta da Jamaica q.b.
- Azeite q.b.

Preparação:
Num tacho refoga-se a cebola e o alho finamente picados com o azeite. Acrescentam-se os tomates também picados, a polpa de tomate e a folha de louro. Cozinha-se 2 minutos e junta-se a carne e o vinho, envolvendo bem e temperando com uma pitada de sal e a pimenta da Jamaica. Deixa-se cozinhar até o caldo evaporar e a carne estar cozinhada (cerca de meia hora).Apaga-se o lume, retira-se a folha de louro e reserva-se.
À parte, numa taça mistura-se o bechamel, as natas e a noz moscada, envolvendo tudo muito bem.
Num pirex grande e rectangular põe-se uma camada da mistura de bechamel no fundo (cerca de 1 concha), de seguida dispõem-se 3 folhas de lasanha de forma a tapar o fundo, por cima espalha-se 1/3 da bolonhesa, 2 conchas do preparado de bechamel, repete-se esta operação mais 2 vezes, terminando com 3 folhas de lasanha, todo o restante bechamel por cima e bem polvilhado com queijo ralado. Vai ao forno (previamente aquecido) em lume médio cerca de 30 minutos até ficar dourado.