segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Lasanha de carne

Mnhammm… Quem não gosta de lasanha de carne? Para esta lasanha prefira carne de vaca (peça para picar 2 vezes) e lasanha fresca. Aqui vai.


Ingredientes:
- 750gr de carne de vaca picada
Foto: Mónica Chagas
- 12 folhas de lasanha (ou quantidade suficiente para 4 camadas)
- 3 tomates pelados
- 6 colheres de sopa de polpa de tomate
- 2,5 dl de vinho branco
- 1 folha de louro
- 1 cebola média
- 1 dente de alho
- 500ml de molho bechamel
- 400ml de natas
- Noz moscada q.b.
- Queijo ralado q.b. (de preferência mistura de 4 queijos)
- Sal q.b.
- Pimenta da Jamaica q.b.
- Azeite q.b.

Preparação:
Num tacho refoga-se a cebola e o alho finamente picados com o azeite. Acrescentam-se os tomates também picados, a polpa de tomate e a folha de louro. Cozinha-se 2 minutos e junta-se a carne e o vinho, envolvendo bem e temperando com uma pitada de sal e a pimenta da Jamaica. Deixa-se cozinhar até o caldo evaporar e a carne estar cozinhada (cerca de meia hora).Apaga-se o lume, retira-se a folha de louro e reserva-se.
À parte, numa taça mistura-se o bechamel, as natas e a noz moscada, envolvendo tudo muito bem.
Num pirex grande e rectangular põe-se uma camada da mistura de bechamel no fundo (cerca de 1 concha), de seguida dispõem-se 3 folhas de lasanha de forma a tapar o fundo, por cima espalha-se 1/3 da bolonhesa, 2 conchas do preparado de bechamel, repete-se esta operação mais 2 vezes, terminando com 3 folhas de lasanha, todo o restante bechamel por cima e bem polvilhado com queijo ralado. Vai ao forno (previamente aquecido) em lume médio cerca de 30 minutos até ficar dourado.

3 comentários:

  1. Não me leve a mal, mas de onde tirou esta receita? Achei que era muita folha de lasanha... é das secas? É que eu faço a lasanha clássica italiana e compro lasanha fresca. Uso 4 folhas no total. Em baixo a primeira camada é carne, depois bechamel, depois então é que leva a lasanha, de seguida leva novamente carne, bechamel e lasanha. Termina com carne e bechamel. EM cima do bechamel queijo. Nunca leva folhas de lasanha em cima. Mesmo que cobertas com bechamel ficam duras. E estou a comentar porque gostaria que me dissesse o que achou da lasanha quando a comeu. É que eu tenho imensas receitas de lasanha italiana e a disposição das camadas nunca é assim. Se estiver interessado até digitalizo a receita e envio para experimentar em casa e comparar se quiser. E leva bechamel caseiro que é muito fácil de fazer. Se quiser é só dizer e depois até podemos trocar ideias.

    ResponderEliminar
  2. É claro que não levo a mal! Agradeço inclusive o seu interesse no meu blogue :))
    Aqui vão as respostas: Faço esta lasanha há vários anos,e portanto já a comi diversas vezes e achei óptima. Já nem sei onde vi ou de onde tirei ideias para a cozinhar... Gosto de usar massa fresca, mas como nem sempre tenho em casa, acabo por usar a da milaneza (lasanha com ovo) que já vem preparada para não ser necessário cozer previamente. Esta lasanha da milanez tem as folhas relativamente pequenas, pelo que num pirex médio uso 3 em cada camada. Começo sempre com bechamel e folhas de lasanha e termino também com folhas de lasanha, bechamel e bastante queijo.
    Os segredso desta lasanha e os motivos porque não fica dura são (e porque ao longo dos anos fui aprumando um ou outro pormenor...): o facto de se juntar natas ao bechamel, o que torna o bechamel mais leve, um pouco mais líquido; o facto de se cobrir totalmente toda a lasanha (veja p.f. o exemplo da lasanha de atum onde aparece o pirex antes de ir ao forno); e por fim, o facto de a lasanha ir ao forno em lume brando e não em lume alto. Todos estes pormenores faz com que a lasanha fique bem cozida e bem envolvida com os restantes ingredientes. Aconselho que experimente... Entretanto agradeço mais uma vez o comentário e aceito com todo o gosto todas as sugestões e receitas que possamos trocar :))

    ResponderEliminar
  3. olá, eu também faço assim a lasanha e fica uma delícia com as várias camadas, a forma de montar e colocar o bechamel no fundo e logo uma camada de folhas de lasanha e fazer sempre assim até à ultima é que faz com que a massa fique bem cozida e envolvida de todos os sabores da carne e o queijo por cima. Esta é a receita mais saborosa de todas as que já experimentei, e é fácil, saborosa e rende mais e quem come fica satisfeito!! Parabéns Mónica, finalmente encontrei alguém que confeciona como eu :=)

    ResponderEliminar

Obrigada pelo comentário e... Bom apetite!